Os Teatros de Salvador  da Colônia ao Século XX.

 

           O termo “Teatro” designa o local onde uma peça é representada   (Teatro Municipal), a arte de escrever obras dramáticas, a profissão de teatrólogo e o conjunto das obras de um homem (Teatro Juraci Camargo), de um país (teatro francês), ou de uma época (teatro clássico).

            O objetivo de uma representação é, antes de tudo, divertir o espectador, conseguir despertar a piedade, o terror, a cólera, desperta-lhe o entusiasmo ou o riso. Para isso é preciso que se acompanhe as noções artísticas, o gosto do público em determinado momento, pois é a sociedade que faz o teatro, cabendo ao autor refletir as tendências mais gerais da época. Em conseqüência disso é que o autor raramente escreve para si mesmo, mas para o público, fator definitivo para o sucesso e garantia do seu renome.

            Eis porquê o teatro é plasmado pelos costumes da sociedade, pela vida cotidiana de uma época, por suas tendências políticas e filosóficas. Por conseguinte, estudar a história do teatro é conhecer a evolução paralela da sociedade em que se manifestou, a política e a filosofia.

Os teatros da Bahia

O Nascimento da Arte Teatral da Bahia

Relação dos Teatros

Voltar